domingo, 30 de junho de 2013


Na quarta-feira, escrevi aqui: “O Brasil está na final da Copa das Confederações. Venceu o Uruguai por 2 a 1. Coitada da presidente Dilma Roussseff! Terá de encarar o Maracanã. A chance de uma vaia de dimensões oceânicas é gigantesca. As peças de propaganda para excitar o patriotismo e o ufanismo começam a se transformar num peso”. Pois é… Dilma tomou uma decisão: não vai! E isso também é um vexame. Seus assessores avaliaram que seria catastrófico levar uma vaia estrepitosa  aos olhos do Brasil inteiro e da imprensa internacional.

É uma ironia e tanto, não? Os eventos esportivos foram pensados como o símbolo do “Brasil Grande da Era Lulista”. A final de amanhã deveria ser o primeiro momento de consagração. E, no entanto, Dilma terá de se esconder.


Por Reinaldo Azevedo


Há uma semana publiquei o texto “A teoria da conspiração: movimento seria ação de Lula contra Dilma Rousseff” para comentar uma versão que ouvi de algumas pessoas: “dizem que quem está organizando tudo é a turma do PT que não quer mais a Dilma. É tudo armação para desgastar o governo e trazer o Lula de volta já no ano que vem”.
Não é possível assegurar que “alguém muito importante” do PT tenha contribuído para desgastar Dilma Rousseff e seu governo.
Mas pelo menos num ponto a “teoria” está certa: Dilma despenca pro fundo do poço, enquanto Lula é o único candidato que venceria, hoje, as eleições para presidente no primeiro turno.
A pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff despencou de 57% para 30% (em março deste ano era 65%). A avaliação de ruim/péssimo que era de 7% aumentou para 25%.
Por Edivaldo Júnior -  gazetaweb.com.br
Confira as simulações:
1) Lula, Marina, Aécio e Eduardo
Lula                               46%
Marina Silva                   19%
Aécio Neves                   14%
Eduardo Campos             4%
Total Lula                     46%
Total adversários          37%
Diferença                      9 pontos

2) Lula, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa

Lula                               45%
Marina Silva                   14%
Joaquim Barbosa            13%
Aécio Neves                   12%
Eduardo Campos             4%
Total Lula                     45%
Total adversários          43%
Diferença                      2 pontos

3) Dilma, Marina, Aécio e Eduardo
Dilma                            30%
Marina Silva                   23%
Aécio Neves                   17%
Eduardo Campos             7%
Total Dilma                   30%
Total adversários          47%
Diferença                   -  17 pontos

4) Dilma, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa
Dilma                              29%
Marina Silva                   18%
Joaquim Barbosa            15%
Aécio Neves                   15%
Eduardo Campos             5%
Total Dilma                    29%
Total adversários          53%
Diferença                    -  24 pontos
gazetaweb.com.br

Inglaterra se oferece para sediar a Copa de 2014, segundo portal

Mudança ocorreria caso Brasil não controlasse manifestações no país
       
       
       O portal Brasil 247 informa, nesta sexta-feira (21), que a Fifa, comandada por Joseph Blatter, tem uma carta na manga, caso o Brasil se mostre incapaz de garantir padrões mínimos de segurança para as seleções internacionais e seus torcedores. A Inglaterra, que tentou ser sede da Copa de 2018, e perdeu a disputa para a Rússia, se ofereceu como "plano B" para o Mundial de 2014. A proposta foi feita a Blatter, que, dias atrás, antes de sair prematuramente do Brasil, antes do fim da Copa das Confederações, lembrou que não foi a Fifa quem pediu ao Brasil para realizar a Copa – mas exatamente o contrário.

        As imagens de violência e depredação de espaços públicos que se espalham pelo mundo, com ataques a prefeituras, ao Congresso, ao Itamaraty e cerco até ao Palácio do Planalto, correm o mundo, sinalizando um poder acuado e incapaz de responder aos desafios do momento – numa primeira reação, a presidente Dilma Rousseff convocou, para as 9h desta sexta-feira, uma reunião de emergência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

        A proposta da Inglaterra, que é tratada confidencialmente, pode ganhar força se novas cenas de violência comprometerem o sucesso da Copa das Confederações. Até agora, já houve vários incidentes, como a tentativa de cerco ao Castelão, em Fortaleza, onde o Brasil enfrentou o México, os furtos à seleção espanhola, no hotel do Recife, e a depredação de um ônibus da seleção brasileira, em Salvador, ontem à noite. A situação é tão grave que a Fifa já ameaçou suspender a etapa final da Copa das Confederações.

        Perder a Copa, no entanto, depois de gastos de R$ 30 bilhões gastos na construção das arenas e em outros investimentos para o torneio, teria impacto devastador no mundo político. Seria uma demonstração de fracasso coletivo do Brasil como nação. Mais grave ainda seria a transferência para a Inglaterra, cuja imprensa tem feito campanha sistemática contra a condução da política econômica no País.

        O risco é real. E cabe à presidente Dilma evitar que se materialize.

        gazetaweb.globo.com