sábado, 2 de junho de 2012


Personagem evangélica da novela Avenida Brasil tira a roupa em escritório e agarra ex marido dizendo “tá amarrado”; Cristãos se revoltam.
No capítulo desta sexta-feira, primeiro de junho de 2012, Avenida Brasil se tornou mais uma novela da rede Globo que irritou evangélicos brasileiros ao levar a tela mais uma personagem com estereótipo cristão supostamente conservador. A personagem Dolores, vivida pela atriz Paula Burlamaqui, tirou a roupa no escritório do ex marido Diógenes, interpretado por Otávio Augusto, com o qual não tinha qualquer relacionamento, para dizer que não estaria mais em pecado. A cena considerada por muitos cristãos na internet como surreal e absurda foi exibida no horário nobre da TV brasileira.
Na trama de Avenida Brasil, escrita por João Emanuel Carneiro, a personagem evangélica Dolores era uma atriz pornô conhecida pelo nome artístico de “Soninha Catatau” e que abandonou o filho Roni, mas após sua conversão tenta se reaproximar do jovem, que seria gay. A cena que causou tanta revolta começa com “Dolores” procurando o filho na empresa de seu ex-marido, pai do jovem, mas é impedida pelo próprio “Diógenes” que a leva para seu escritório e tenta convencer a evangélica a não procurar mais o filho, em troca ele doaria saias “maria mijonas” para a igreja que ela frequenta. Após a recusa da mulher e a insistência do ex marido ao lembrar do passado dela como atriz pornô, Dolores sem se importar com todas as janelas do escritório estarem abertas, começa a tirar a roupa e ficar apenas de calcinha e sutiã afirmando que “eu fui curada, Diógenes. Eu não dependo mais de sexo, eu ‘tô’ curada. Jesus me libertou. Entendeu? Eu ‘sô’ feliz agora. Agora que eu tirei o sexo da minha vida a minha nudez não significa nada!”, afirma.
Ainda sem roupa, a personagem evangélica aumenta o tom da voz e continua: “eu não tenho mais medo, eu ‘tô’ cada vez mais pura e você não precisa ter medo também, tá?”, em seguida ela pede para que Diógenes toque nela e coloca a mão do ator em seu peito afirmando que aquela é a pulsação de um coração “tocado por Jesus”. Mesmo após ser chamada de “diaba” pelo ex marido, Dolores semi nua aumenta novamente o tom da voz, ergue as mãos e diz que “fui ungida, eu ‘tô’ curada. Nenhum mal me atingirá. Nenhum pecado me maculará. Nenhum obstáculo me deterá. A Soninha Catatáu está definitivamente morta!”. Em seguida Diógenes pergunta se ela está realmente morta e começa a agarrar Dolores, que afirma que “está amarrado em nome de Jesus” mas corresponde o beijo e começa a tirar a roupa do ator. A cena é interrompida nesse momento.
Veja o vídeo:

Fonte: www.gnoticias.com.br

Plano Nacional de Educação: Câmara deve iniciar votação
Projeto está parado desde 2010 e define metas para próxima década

A votação do Plano Nacional de Educação (PL 8035/10) deve começar na Câmara dos Deputados nesta terça-feira. O projeto está em análise desde o fim de 2010 e define diretrizes para a área na próxima década.
Serão definidas metas para todos os níveis de ensino, da creche à pós-graduação, além de indicadores de qualidade, remuneração de professores, qualificação do corpo docente e critérios para o ensino de jovens portadores de necessidades especiais, entre outros pontos. Está em questão também a meta que define o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) a ser aplicado ao setor.
Atualmente, a União, estados e municípios aplicam cerca de 5%; a proposta inicial do governo era ampliar esse cifra para 7% ao longo dos próximos dez anos. O relator, Angelo Vanhoni (PT-PR), chegou a sugerir o aumento do investimento direto para cerca de 7,5%, segundo informações da Agência Câmara.
A proposta tramita de forma conclusiva, ou seja, pode ser aprovada pela comissão especial e seguir diretamente ao Senado. No entanto, caso 52 deputados assinem um recurso, a proposta poderá ser votada no Plenário da Câmara. Segundo o presidente da comissão especial, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), já há um documento com esse objetivo que reúne cerca de 280 assinaturas. A previsão é que o processo de votação na comissão siga até o dia 13 de junho.
Outro tema a ser debatido é a inclusão do piso salarial dos professores na proposta do PNE. O texto inicial previa apenas a aproximação do rendimento do magistério ao salário de outros profissionais de nível de escolaridade equivalente.
Contudo, deputados defendem que a garantia de pagamento do piso salarial nacional da categoria entre na nova lei. O piso, hoje fixado em 1.451 reais por 40 horas semanais, não é pago em diversas localidades, apesar de aprovado pelo Congresso. Estados e municípios alegam que não têm recursos para cumprir a regra. Os parlamentares pedem a inclusão na lei do PNE do compromisso de complementação de verbas pela União.


Fifa lança tabela da Copa das Confederações com seis sedes
Apesar da dúvida sobre conclusão das obras nos estádios, agenda prevê jogos em todas as cidades escolhidas inicialmente. Final será em 30 de junho, no Rio

A Fifa divulgou nesta quarta-feira a tabela completa do principal evento de preparação para a Copa do Mundo de 2014. Conforme o calendário oficial revelado no Rio de Janeiro, a Copa das Confederações começa em Brasília em 15 de junho de 2013 e termina no Estádio do Maracanã, em 30 de junho de 2013. Assim como será na Copa do Mundo, a seleção só jogará no principal estádio do país se chegar à final. Apesar da incerteza sobre a conclusão das obras nos estádios escolhidos para o torneio, a Fifa divulgou a tabela com seis sedes, como já era previsto. Nas últimas semanas, revelou-se que a entidade tinha preparado tabelas alternativas, com quatro, cinco ou seis sedes, como precaução para possíveis problemas na conclusão de obras.

            A tabela completa (clique aqui para acessar o arquivo PDF no site da Fifa) prevê três jogos para cada cidade-sede, com exceção de Brasília, que terá só um jogo, o primeiro do torneio. O Brasil estreia fazendo o jogo de abertura, na capital federal, às 16 horas, num sábado. O segundo jogo da seleção será na quarta, 19 de junho, também às 16 horas, no Estádio Castelão, em Fortaleza. O Brasil fecha a participação na primeira fase na Arena Fonte Nova, em Salvador, no sábado dia 22, às 16 horas. As semifinais acontecem nos dias 26 e 27, em Fortaleza e Belo Horizonte, e a grande decisão está marcada para o domingo seguinte, dia 30.


Fonte: http://veja.abril.com.br

Monteiro Lobato, o pioneiro da literatura infantil brasileira


         Por tudo que Monteiro Lobato significa - "fundador de nosso imaginário" nas palavras de Marisa Lajolo, "primeiro reformador da prosa brasileira", para Oswald de Andrade, "dos valores mais indiscutidos da nossa literatura moderna", para Antonio Candido - é dever da escola incluir no currículo a leitura de suas obras. O encantamento que suas histórias provocam é inesgotável. Não há idade para começar a ler Lobato, e não parar mais.
Boa leitura!

Cinco motivos para ler Monteiro Lobato com os alunos

             Influência para várias gerações, o autor do Sítio do Pica Pau Amarelo ainda é uma boa porta de entrada para estimular o comportamento leitor da turma
          Se você foi criança entre as décadas de 1930 e 1950, provavelmente foi apresentado à literatura brasileira e infantil por meio de algumas obras de Monteiro Lobato. Em uma época em que a televisão não existia ou tinha presença limitada e quando a produção literária infantil era moralizante, o autor paulista introduziu temas avançados e trouxe para o cotidiano das crianças um universo de figuras femininas fortes, com uma família estruturada de maneira não convencional, tolerante à opinião das crianças e favorável ao progresso da sociedade. 

            Os elementos citados acima contribuíram para a construção de valores como a liberdade religiosa e o respeito à mulher para as gerações que hoje estão na casa dos 40 aos 70 anos. José Nicolau Gregorin Filho, professor da USP especialista em literatura infantil, explica que esta influência é possível porque a leitura tem uma função de identificação. "O indivíduo reconhece questões humanas em um texto literário e é instigado a pensar como vivenciaria isso". 

           Se a leitura de Lobato foi tão importante para as crianças da primeira metade do século 20, ela ainda é atraente para a formação dos pequenos leitores. A seguir, veja cinco razões para apresentar as obras do escritor aos alunos: 


          1. As histórias são narradas como fábulas
          2. Há personagens femininos fortes e famílias como as de hoje
          3. As obras dão voz às crianças
          4. Os livros contemplam conteúdos didáticos
          5. Lobato enaltece e defende a natureza

quinta-feira, 31 de maio de 2012


Ronaldinho entra na Justiça e está fora do Flamengo. Clube vai recorrer

R10, que cobra do Rubro-Negro uma dívida de R$ 40 milhões, consegue liminar no Tribunal Regional do Trabalho e pode acertar com outro clube


Depois de um ano e cinco meses de um relacionamento conturbado, Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Flamengo. O meia-atacante, que cobra do Rubro-Negro uma dívida de R$ 40.177.714,00, conseguiu a tutela antecipada na 9ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. A liminar concedida pelo juiz André Luiz Amorim Franco foi protocolada na tarde desta quarta na CBF, e o fim do vínculo contratual será oficializado assim que a liminar passar pelos departamentos jurídico e de registros da entidade, o que libera o jogador para assinar com outro clube.
- O Ronaldinho não é mais jogador do Flamengo, o contrato dele foi rescindido judicialmente. Não posso falar de valores, porque eu mesma pedi segredo de Justiça. Mas estamos cobrando valores altíssimos, milionários, aos quais o atleta tem direito - disse a advogada do atleta, Gislaine Nunes, ao Arena Sportv.
Veja matéria completa em http://globoesporte.globo.com

segunda-feira, 28 de maio de 2012



Pouco a pouco, diria a letra de uma música interpretada por Gilliard (isso denuncia a idade de quem a conhece) na década de 1980. Mas é assim que podemos perceber as definições do quadro político para as eleições de 2012 no município de São Miguel dos Campos. Aqui e acolá encontramos informações sobre pré-candidato a isso ou pré-candidato a aquilo.

O que de certo sabemos, e isso já é publicado nos sites locais, é o surgimento do jovem professor e blogueiro Wellington Silva (PRB), que apresenta seu nome como candidato a prefeito.  O mesmo se diz oposição a atual administração de George Clemente e se apresenta como uma candidatura independente.

Certo também (ao menos é o que imaginamos) é o nome de Clemente (PSB) para a reeleição. O mesmo tem apresentado algumas obras na tentativa de melhorar a sua aceitação perante a população miguelense. Um dos sites locais, que presta serviço a prefeitura municipal, apresenta todos os dias a agenda do prefeito e suas realizações. Se você colocar no referido site no campo de “pesquisa” o nome de George, irá surgir mais de 200 notícias relacionadas ao mesmo. Vale destacar que esse mesmo site era utilizado pela prefeita cassada Rosiane Santos (PMDB) para também apresentar suas “realizações”. Enfim, o proprietário do site realizou a façanha de agradar a gregos e troianos.

As expectativas e especulações em torno da provável candidatura do ex-prefeito Nivaldo Jatobá (PMDB) também continuam. Mas é segredo mantido a sete chaves pelos seus correligionários.

Se assim for, Wellington Silva, Nivaldo Jatobá e George Clemente estarão disputando os votos da comunidade miguelense no próximo pleito eleitoral, marcado para o dia 07 de outubro. E você, caro eleitor, tem alguma preferência por esse um desses nomes? 



O papel da escola no combate à violência sexual
Entenda melhor os casos de abuso sexual e saiba como prevenir, reconhecer e proceder diante dos primeiros sinais dentro e fora da escola

Os abusos sexuais são o segundo tipo de violência mais comum contra crianças de zero a nove anos - as denúncias correspondem a 35% do total das notificações de violência contra a criança no país. As informações são de um estudo preliminar feito pelo sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), do Ministério da Saúde.

Somente em 2011, foram registrados 14.625 casos de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. E as estatísticas são ainda mais alarmantes no que diz respeito ao local da agressão: mais de 60% das agressões ocorreram na própria residência da criança e foram cometidas, em em sua maioria, por pais, familiares ou por alguém do convívio muito próximo da vítima, como amigos e vizinhos.

Como as crianças passam boa parte do dia na escola, professores, funcionários e gestores podem ser a chave para encaminhar os casos de violência. Afinal, ninguém melhor que o professor para recohecer comportamentos incomuns em seus alunos. Vale lembrar que nem sempre o abuso sexual envolve contato ou violência física. Práticas de voyerismo, exibicionismo, telefonemas obscenos e produção de fotos também estão inclusos nesta categoria. E a escola deve estar preparada para lidar com essas situações.

Para Claudia Ribeiro, especialista em violência sexual do departamento de Educação da Universidade de Lavras, em Minas Gerais, um grande passo seria instaurar nos cursos de licenciatura disciplinas obrigatórias que abordem a educação sexual e sobretudo, os casos de violência, para que, diante dos frequentes casos de abuso, os professores estejam preparados para identificá-los e saber a quem recorrer. "Vários educadores ainda não sabem o que fazer diante destas situações, mas muitas vezes, eles são os únicos que podem interromper o ciclo da violência", afirma.





Neste sábado (26), os nossos representantes na Série B, estiveram em campo mais uma vez. Na segunda rodada da Série B, o CRB jogou em Belo Horizonte-MG e foi goleado pelo América por 4 x 0.

            No primeiro tempo o CRB não jogou tão mal, mas no segundo tempo, o técnico   Roberto Fonseca mexeu novamente errado no time e o Galo desandou. Fez um péssimo segundo tempo e não sofreu uma goleada histórica, graças ao goleiro Anderson, que fez uma partida maravilhosa, fazendo grandes defesas e evitando um vexame maior. Sabemos que a competição está apenas começando, mas o Galo precisa reagir. Em dois jogos, o CRB sofreu seis gols e o seu ataque ainda não marcou. O Campeão Alagoano é o lanterna da Série B até o momento.

            No outro jogo, o ASA jogou em Arapiraca contra o Grêmio Barueri, 1 x 1 foi o placar do jogo. Com o resultado, o vice-campeão alagoano entra no G4, está com quatro pontos ganhos em dois jogos realizados. No jogo de ontem, o ASA poderia até ter vencido a partida, pois, quando o jogo estava empatado, o artilheiro Lúcio Maranhão desperdiçou um pênalti chutando a bola na trave. Lúcio inclusive, foi o autor do gol do ASA na partida.

            Os próximos jogos de CRB e ASA na competição serão realizados na terça-feira (29) em Maceió. O CRB enfrenta o Guaratinguetá às 19h30 e o ASA vai à Ipatinga, onde enfrentará o time local, às 21h50. As duas partidas terão transmissão das Rádios Pajuçara FM 103,7 Maceió,  101,9 Arapiraca e Portal Tudo na Hora. 


FONTE: http://tudonahora.uol.com.br/