sexta-feira, 30 de março de 2012



A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e seus sindicatos filiados estão se mobilizando pela não aprovação do Projeto de Lei (PL) 3776/08 pela Câmara dos Deputados.

A mobilização possui o intuito de não permitir que o PL 3776/08, aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados (CFT) em dezembro de 2011, seja votado pelo plenário da Câmara dos Deputados. “O PL, da forma como passou na CFT, vai reajustar o Piso Salarial Nacional do Magistério (PSNM) de 4,5% a 6%, enquanto o substitutivo aprovado anteriormente pelo Senado Federal e relatado pelo senador Cristovam Buarque (PDT/DF), possibilitaria um reajuste de 22%”, explicou o presidente.O PL 3776/08 desvirtua a Lei do Piso Salarial Nacional, nº 11.738/08, que criou o Piso, visando recuperar o salário do professor em 10 anos, e a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE). “Enquanto o PNE preconiza valorização dos profissionais do magistério da educação básica, o PL 3776/08 caminha na direção contrária, se este projeto de lei for aprovado, com reajuste salarial apenas pelo INPC, em 10 anos o professor vai ganhar o valor do salário mínimo”.

Diante isso, vamos iniciar uma campanha para que a população Alagoana tenha conhecimento da Lei e acompanhe de perto a postura dos parlamentares, bem como enviar mensagens aos deputados federais alagoanos para que DIGAM NÃO AO PL 3776/08.

ENVIE SUA MENSAGEM AGORA. ABAIXO OS LIKINS COM OS ENDEREÇOS DOS DEPUTADOS FEDERAIS POR ALAGOAS.

Senhor (a) deputado (a), junte-se a nós e diga NÃO ao PL 3776/08!



Enquete: Resultado e editorial

A primeira enquete deste blog encerrou ontem, dia 30 de março. A mesma contou com a participação de 28 internautas que manifestaram sua opinião em torno da seguinte pergunta: “O que você está achando da administração do prefeito George Clemente?” O resultado final da enquete apontou que a maioria dos participantes (57%) tem avaliado a gestão do PSB como regular. Apesar de entender que esses dados não reflitam ou apontem para alguma estatista de grande relevância, não é necessário ser um analista político para perceber certo ar de frustração por parte da população miguelense. Digo Isso não apenas baseado na enquete em si, mas no contado diário com as pessoas de nossa cidade.  Tenho grandes amigos que fazem parte da base aliada bem como da “turma do 15”. Pessoas com as quais jamais entrei em conflito pela opção partidária dos mesmos. Mas, o que chama a minha atenção é que uma boa parte dos que aguardavam a mudança em São Miguel, hoje demostram certam frustração no tocante ao governo de George Clemente. Com isso, as expectativas em torno da possível candidatura do ex-prefeito Nivaldo jatobá parecem se fortalecer mais ainda. Nas redes sociais já vimos expressões do tipo “o jacaré está voltando” e “ele voltará” (confesso que quando li essa última pensei que estivessem falando da volta de Jesus, pois essa frase é comum aos evangélicos). Com isso, colocamos uma nova enquete a sua disposição: “Você deseja que Nivaldo Jatobá seja prefeito de São Miguel?”. Vote, contamos com sua participação.

Abraço a todos.               

quinta-feira, 29 de março de 2012


REUNIÃO PLENÁRIA - 29 DE MARÇO DE 2012

Em mais um dia de atividades, o Conselho Municipal de Educação de Campo Alegre (CMECA) encerrou mais uma plenária realizada na escola Municipal Felizardo Souza Lima, Distrito de Luziápolis – Alagoas. A plenária, brilhantemente conduzida pela presidenta do conselho, professora Maria Nilda, contou com a participação sempre relevante da técnica Laura de Cerqueira Ângelo além dos diretores da escola acima citada, profª Maria José (Mariquinha) e José Rodrigues (respectivamente diretora e diretor adjunto), bem como nove dos onze conselheiros titulares além da presença do professor Wallace Gabriel (suplente).

Na ocasião, foram apreciados os temas já previstos pela pauta do dia que, apesar de extensa, foi devidamente observada, com destaque para a eleição do professor Claudio Costa como mais novo secretário do conselho, vaga antes ocupada pela senhora Claudia que precisou se afastar de suas atribuições como conselheira do CMECA.

Ainda, no transcorrer da reunião, foram distribuídos exemplarem da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da educação a todos os conselheiros presentes a mesma.

Próximas Reuniões:

Reunião com as comissões: Dia 11/04/12

Reunião Plenária: Dia 26/04/12

Ambas com horário regimental para inicio às 13:30h.




REUNIÃO PLENÁRIA – 29 DE MARÇO DE 2012
LOCAL: ESCOLA FELIZARDO - LUZIÁPOLIS


PAUTA

      1.    EXPEDIENTE

 ü  Abertura pela presidente;
 ü  Chamada dos conselheiros;
 ü  Leitura, discussão e aprovação da ata anterior;
 ü  Ofícios recebidos:
 Ø  Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – 1ª Conferência Municipal;
 Ø  SEMED;
 ü  Ofícios expedidos:
 Ø  Conselheira Cláudia – perda do mandato;
 Ø  Diretora Maria José, da Escola Felizardo – comunicando da plenária;
 Ø  SEMED – solicitando substituto para o segmento pais;
 Ø  Encontro Estadual de Conselheiros da Educação, dia 26/04, em Teotônio Vilela;
 Ø  Constituição e LDB.

      2.    ORDEM DO DIA

 ü  Eleição para secretário (a) do Conselho Municipal de Educação;
 ü  Leitura e discussão dos relatórios: reformas das escolas do estado, no município.
 ü   Projeto de Lei: Avaliação do desempenho profissional e conselhos escolares;
 ü  Discussão e aprovação do calendário escolar – 2012, do município;
 ü  Resolução 001/2012 – Discussão do rito processual;
 ü  Próximo pleno – sugerir data.

Campo Alegre, 27 de março de 2012.
                                              Maria Nilda da Silva - Presidente.

segunda-feira, 26 de março de 2012






A secretária municipal de educação Nadja Azevedo informou de primeira mão a este blog (marciojosemj.blogspot.com.br) que em reunião realizada hoje, segunda-feira 26, com participação dos sindicatos SIMCAL e SINTEAL, membros da Prefeitura Municipal, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Poder Legislativo Municipal, ficou definido um reajuste de 16% para os Servidores da Educação.

         A proposta inicial dos sindicatos era que o aumento ficaria entre 08 e 10%, porém através de um estudo feito pela Secretaria Municipal de Educação foi possível chegar a um aumento de 16%.

         A proposta será enviada para a Câmara Municipal nos próximos dias e deverá ser aprovada pelos vereadores.

         Esse foi o maior aumento dos últimos anos para a categoria.



Fonte: http://marciojosemj.blogspot.com.br