quarta-feira, 2 de janeiro de 2013



Associação de Motoqueiros Autônomos de São Miguel dos Campos – AMAS - reajusta o valor da “corrida” de seus credenciados


Andar de moto em São Miguel dos Campos para os que utilizam o serviço dos mototaxistas (credenciados ou não) ficou mais caro desde ontem, dia 1 de janeiro de 2013. Uma viagem simples entre bairros próximos, que antes custava R$ 2,00, passou para R$ 2,50 (parece drama, mas é um reajuste de 25%). Justiça seja feita, esse valor estava “congelado” já há algum tempo e que, pelo serviço que esses profissionais prestam na cidade, até pode-se considerar na margem do “tolerável”. Mas, o que a população espera é um pouco mais de higiene por parte dos que exercem essa profissão, principalmente no quesito “capacete”.

“Se você usar um que esteja muito suado, você pode ter algum processo infeccioso e até pegar piolho”, alerta Alessandro Mondelli, microbiologista da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ainda de acordo com alguns especialistas (daquele tipo sensacionalista), um capacete que não é higienizado regularmente pode ter tantas bactérias quanto à tampa de um vaso sanitário.

Certo usuário reclamou que usar um capacete nessas condições além de apresentar riscos à saúde, deixa um mau cheiro horrível em quem os utiliza.

Em Algumas cidades, as associações de mototaxistas já tornaram obrigatória a oferta de toucas descartáveis para os passageiros. Essa touca é um acessório que cobre a cabeça evitando o contato direto do coro cabeludo com o capacete. Essa também poderia ser uma excelente iniciativa para a associação local.

Wallace Gabriel

terça-feira, 1 de janeiro de 2013


RESULTADO FINAL DA VOTAÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS FOI REPLETA DE SITUAÇÕES INUSITADAS


A posse do prefeito e dos vereadores da cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas, foi marcada por situações que ainda vão dar o que falar. Teve de tudo. Vereador com a cara fechada parecendo que havia chupado limão. Deputado reclamando que não foi devidamente comunicado que se tratava de uma posse e que por esse motivo não veio com o traje a rigor. Vereador da oposição ao prefeito se abstendo de votar na chapa que todos imaginavam ser formada por 6 vereadores (chapa 02). O discurso prolongado em defesa da educação (entre outros temas) e de bons salários para os professores do Deputado Federal Givaldo Garimbão (isso com a educação sem receber o salário de dezembro na cidade). A votação explicita dos vereadores do denominado G7, que apoiaram a candidatura de Jó Clemente para a presidência da Casa (Foi interessante ouvir cada um apresentando suas justificativas na hora do voto. Frases como “para o bem dessa casa”, “para o progresso da nossa cidade”, e tantas outras ecoaram durante a votação). Outro fato no mínino curioso foi que mesmo antes de a sessão ser dada por encerrada, alguns vereadores que se opunham a chapa vencedora (encabeçada por Jó, como citado acima) simplesmente sumiram, deixaram a Câmara antes do “amém”. Na verdade, não só eles, mas uma boa parte do público presente também debandou deixando a câmara parcialmente vazia.

Para completar a noite, outro fato estranhíssimo acorreu no momento do anúncio do resultado da eleição da nova mesa diretora da câmara. O responsável em divulgar a apuração deu vitória para Jó e sua chapa pelo placar de 7 (sete) a 4 (quatro). Aí não deu para entender mais nada. As contas não batiam! Vejam só. Ficou claro que dos 13 vereadores, 7 votaram em Jó. O único vereador que declarou abster-se foi Cícero Novais (Passarinho). Nesse caso, a diferença seria de 5 em favor da outra chapa, mas por que foi de quatro (sem malícia pessoal!)? Quem teria deixado de votar? Teria sumido uma das cédulas de votação? Será que na última hora o G7 voltou a ser G8?

Verdade que a Ata da Câmara deverá tirar essas dúvidas. Mas, até lá, os números finais continuarão sendo alterados dependendo do ponto de vista de cada um. Eu tenho o meu, o resultado final foi 7 a 5. Ou terá sido 7 a 4, 8 a 4...

Wallace Gabriel

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012



Ocorreu na madrugada dessa terça-feira, dia 01/01/2013, na Câmara Municipal de Vereadores de nossa cidade a posse dos 13 vereadores, do prefeito George Clemente e do seu vice, o Pedoca. Ainda em clima de confraternização pela chegada do ano novo, os empossados discursaram apresentando seus agradecimentos e reafirmaram o compromisso de fazer o melhor para o desenvolvimento de São Miguel dos Campos.

Um dos oradores da noite, o vereador EDNALDO DA ADEFAL, foi ovacionado enquanto discursava. O mesmo destacou sua gratidão a Deus, aos familiares, amigos e correligionários e ratificou suas propostas apresentadas à comunidade miguelense durante o período eleitoral. Emocionado, disse “Não podemos admitir que nossas ruas sejam intransitáveis por quem, a exemplo de mim mesmo, precisa se locomover em cadeira de rodas. É inaceitável notar a falta de acessibilidade nos prédios públicos em total desacordo com a legislação de trata dessa temática. Não estamos mais na época em que as pessoas com deficiência tenham que se adaptar às dificuldades das cidades, hoje, as cidades precisam se adaptar as “limitações” das pessoas com deficiência”. Quanto ao seu apoio ao prefeito George Clemente, o vereador afirmou que esse apoio sempre será condicionado a uma questão crucial. O bem estar dos miguelenses.

Eleição para a presidência da câmara

As eleições para a composição da Mesa Diretora da Câmara foi realizada logo após a solenidade de posse. Apesar das idas e vindas e de muitas especulações referentes a quem assumiria a presidência da câmara para o biênio 2013-2014, deu o que parecia previsível, com 7 dos 13 votos, o vereador Jó Clemente derrotou o candidato Nailton Cavalcante (que obteve 4 votos em virtude das abstenções dos vereadores Cícero Novaes - Passarinho -  e uma outra que partiu de um dos vereadores oposicionistas que continua sendo uma incógnita)  e vai assumir a pasta pelo período acima descrito. Sendo assim, a nova mesa ficou assim definida:

PRESIDENTE: JÓ CLEMENTE
VICE-PRESIDENTE: VENANCIO
1° SECRETÁRIO: JALMIR SANTOS
2° SECRETÁRIO: EDNALDO DA ADEFAL