sexta-feira, 20 de abril de 2012


Delegado se rebela: ‘Não vou mais prender menores, procurem a juíza’


          Os mais de 30 mil habitantes da cidade de Colíder, na região Norte do Estado do Mato Grosso, estão assustados com a onda de violência que assola a cidade, principalmente depois que a polícia local decidiu tomar uma medida radical: Não vai mais prender nenhum menor. A revolta também atingiu o delegado Sérgio Ribeiro, que reage com indignação ao que pode ser considerado “pouco caso” com o trabalho da polícia. O delegado gravou uma entrevista a um jornalista local, exibida no Programa Cadeia Neles da TV Record, exibido na última terça-feira(17).

      O delegado conta que conseguiu prendeu três adolescentes acusados de assaltos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos um revólver 357, arma de uso restrito, mais de três quilos de drogas: cocaína, maconha e crack, munições de vários calibres e celulares roubados. Em menos de 24 horas uma juíza mandou colocar os dois 'menores-bandidos' em liberdade.

        “Eles agora podem até colocar uma banca no meio da cidade para vender droga que nós não vamos prendê-los”, afirmou Ribeiro.

           Falando sem parar, o delegado foi categórico: “Daqui para frente a polícia não vai mais prender menores. Quem quiser que procure o Fórum, a juíza ou o promotor. Não adianta a Polícia Civil e a Polícia Militar gastar tempo e dinheiro público para prender, que eles (os magistrados) soltam”, desabafou.

        A Justiça não quis se pronunciar sobre as declarações do delegado e da decisão da juíza.

          Veja o vídeo na íntegra:








segunda-feira, 16 de abril de 2012


Paulo Freire é declarado patrono da educação brasileira

Educador tinha um método conhecido como "pedagogia da libertação", cujo a proposta era uma educação crítica a serviço da transformação social...




         O educador Paulo Freire (1921-1997) é oficialmente o Patrono da Educação Brasileira. A homenagem, proposta originalmente pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP), foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira (13). A Comissão de Educação, Cultura e Esporte Senado (CE) aprovou o projeto em março deste ano.


        Paulo Freire nasceu em Recife em 1921, numa família de classe média, mas devido à crise econômica de 1929 e à morte do pai em 1934, viveu uma adolescência difícil. Apesar disso, conseguiu concluir os estudos e, em 1943, aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife. Ele se formou, mas não chegou a exercer a profissão, preferindo dar aulas de língua portuguesa numa escola de segundo grau.
         Em 1947, Freire assumiu o cargo de diretor de educação do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Recife, quando passou a se interessar pela alfabetização de adultos e  pela educação popular. Na década de 1950, foi professor universitário e concluiu o doutorado em Filosofia e História da Educação.
      Nos anos 60 trabalhou com movimentos de educação popular e, no governo de João Goulart, coordenou o Plano Nacional de Alfabetização, com objetivo de tirar 5 milhões de pessoas do analfabetismo. Seu método, conhecido como “pedagogia da libertação”, tinha como proposta uma educação crítica a serviço da transformação social.
       Em 1964, depois da ascensão dos militares ao poder, Paulo Freire foi preso e exilado. Morou na Bolívia, Chile, Estados Unidos e Suíça. No Chile, em 1968, escreveu sua obra mais conhecida, A pedagogia do oprimido. Ao longo da década de 1970, desenvolveu atividades políticas e educacionais em diversos países da África, Ásia e Oceania. Ele só retornou ao Brasil em 1980 com a Anistia.
         Filiado ao PT, atuou em programa de alfabetização de adultos do partido. Em 1989, com a eleição de Erundina para a Prefeitura de São Paulo, foi nomeado secretário de Educação, cargo em que permaneceu até 1991. Freire morreu em maio de 1997.

'Intruso' no RJ, Palmeiras sem vantagem em SP e clássicos pelo Brasil; veja como fica a reta final dos principais estaduais

Bangu tirou o Flu da semi na Taça Rio, Guarani joga em casa contra o time de Felipão, e quatro estaduais terão clássicos nas semis: Carioca, Mineiro, Pernambucano e Gaúcho


       Após cerca de três meses de disputa, os principais campeonatos estaduais do país chegaram no domingo as suas rodadas decisivas. Com um clima de apreensão em alguns lugares e de ‘descaso’ em outros, algumas surpresas aconteceram, e a fase mata-mata já tem a expectativa de bons jogos espalhados pelo Brasil.

       O maior 'intruso' está nas semifinais da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Depois de fazer péssima campanha no começo do ano, o Bangu se recuperou, aproveitou o descaso do Fluminense em boa parte dos jogos ­ time já está garantido na grande decisão por ser campeão da Taça Guanabara ­ e avançou à fase decisiva com direito à liderança de seu grupo. As semis da Taça Rio são disputadas em jogo único, com disputa de pênaltis em caso de empate.

       O Bangu perdeu todas as partidas do primeiro turno. Depois de uma mudança geral, porém, a equipe engrenou, fez 15 pontos no segundo turno e não só se salvou do rebaixamento como também passou às semifinais na frente do Vasco, na liderança do seu grupo. O desafio agora será enfrentar o Botafogo na próxima fase. Já os vascaínos farão o superclássico com o Flamengo do outro lado da chave.

          Em São Paulo, tudo na parte da cima da tabela já estava definido há muito tempo. Com os oito classificados conhecidos com duas rodadas de antecipação, os jogos do domingo serviram para montar as quartas de final. E indicar mais dois rebaixados. Mesmo com reservas, o Corinthians contou com um tropeço do São Paulo e terminou como líder da primeira fase. Agora, a equipe de Tite receberá a Ponte Preta, enquanto o time do Morumbi jogará contra o Bragantino, também em casa. As quartas do Paulista serão disputadas em jogo único, com disputa de pênaltis em caso de empate.

         A maior surpresa acabou ficando por conta do Guarani. Depois de bater o Palmeiras na semana passada, o time campineiro até perdeu para o Botafogo, de Ribeirão Preto, mas acabou com o quarto lugar. O resultado disto tudo: Guarani e Palmeiras voltam a se encontrar nas quartas de final, mas o time do interior ‘roubou’ a vantagem palmeirense e vai definir a vaga nas semis dentro do Brinco de Ouro.

         Para completar as quartas de final do Paulista, o Santos vai receber o Mogi Mirim dentro da Vila Belmiro. No confronto entre os dois na primeira fase, o Mogi aproveitou o time reserva santista, surpreendeu e deu a primeira vitória dos pequenos contra os grandes na competição.

       O final de semana que vem ainda terá clássicos espalhados pelas semifinais de três estados do país. Em Minas Gerais, o Cruzeiro suou para vencer o Uberaba, mas passou em segundo e enfrentará o América. O time celeste tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais e tem o mando de campo do segundo jogo. Na outra chave, o líder Atlético mede forças com o Tupi.

         Em Pernambuco, o domingo foi de ‘Clássico das Multidões’. O curioso é que o Sport venceu o Santa Cruz, passou em primeiro e, mesmo assim, terá um duelo com outro arquirrival nas semifinais, o Náutico. Já a equipe tricolor terminou em segundo e fará confronto com o Salgueiro. Tanto o Sport quanto o Santa têm a vantagem de jogar por dois resultados iguais, além de jogar o segundo jogo em casa.

       O último clássico será em Goiânia. O Goiás manteve a ponta e terá pela frente o arquirrival Vila Nova, com a vantagem de jogar por dois resultados iguais e decidir em casa. Na outra chave, o vice-líder Atlético vai enfrentar o Crac. A nota negativa, porém, ficou por conta da morte de outro torcedor esmeraldino, que desta vez foi baleado quando estava a caminho do estádio. 


PAULISTA - Jogo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate. Time à esquerda joga em casa

Quartas de final: Corinthians x Ponte Preta
Guarani x Palmeiras 

São Paulo x Bragantino
Santos x Mogi Mirim

CARIOCA (Fluminense, campeão do 1º turno, já garantido na decisão) - Jogo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate. Time à esquerda joga em casa

Semifinais da Taça Rio: Flamengo x Vasco e Bangu x Botafogo

GAÚCHO (Caxias, campeão do 1º turno, já garantido na decisão) - Jogo único, com decisão nos pênaltis em caso de empate. Time à esquerda joga em casa
Semifinais da Taça Farroupilha: Internacional x Veranópolis

MINEIRO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa
Semifinais: Atlético x Tupi e Cruzeiro x América

BAIANO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa
Semifinais: Bahia x Vitória da Conquista e Vitória x Feirense

CATARINENSE - time à esquerda decide em casa e tem vantagem em caso de empates em pontos após os dois jogos
Semifinais: Figueirense x Joinville e Chapecoense x Avaí

CEARENSE - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa
Semifinais: Ceará x Tiradentes e Fortaleza x Horizonte

GOIANO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa
Semifinais: Goiás x Vila Nova e Atlético x Crac

PERNAMBUCANO - time à esquerda joga por resultados iguais e decide em casa
Semifinais: Sport x Náutico e Santa Cruz x Salgueiro