quarta-feira, 22 de agosto de 2012


ADEFSMIC realiza caminhada em comemoração a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência


Aconteceu na tarde da última terça-feira, dia 21 de agosto de 2012, uma grande caminhada promovida pela Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos - ADEFSMIC como comemoração da semana estadual da pessoa com deficiência. O movimento percorreu as ruas do centro da cidade e chamou a atenção dos transeuntes. Cerca de 150 pessoas marcaram presença com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre os obstáculos e avanços das políticas municipais para a integração da pessoa com deficiência.

"É um momento que não pode ser ignorado", frisou Cleber Dhone, presente na caminhada e integrante da associação. "A sociedade vem aprendendo a valorizar a pessoa com deficiência e acreditamos que  pode melhorar muito mais com gestos como esse". Concluiu.

Um dos avanços que, de acordo com os presentes, marcou a garantia e asseguração dos direitos das pessoas com deficiência foi a implantação de um Núcleo da ADEFAL (hoje ADEFSMIC) em nossa cidade no ano de 1996 (clique e veja o histórico completo da ADEFSMIC).

"Lembro que não tínhamos voz e nem direitos assegurados. Éramos colocados no canto como se não fôssemos cidadãos. Hoje, por meio do trabalho realizado pela ADEFSMIC fui inserida no mercado de trabalho e vivo com dignidade, dando minha contribuição para o crescimento de minha cidade". Disse emocionada Maria Betânia (carinhosamente chamada de Bebel).

"Vivi momentos de muitas dificuldades quando minha filhinha nasceu sem poder andar e encontrei na ADEFSMIC o apoio necessário para sua reabilitação através do centro de reabilitação física (que atende em média 150 pessoas por semana) que nos deu a assistência necessária para recuperação de minha filha, que hoje caminha normalmente". Asseverou dona Rosangela.

            "Todos esses avanços são frutos do trabalho incansável de uma diretoria atuante e, em especial, do nosso presidente EDNALDO DA ADEFAL (atualmente licenciado por ser candidatos a vereador), que há mais de 15 anos luta para garantir que a ADEFSMIC continue sendo uma referencia no nosso Estado no tocante a luta para garantia desses direitos", argumentou Paulo Duarte, presidente em exercício da ADEFSMIC, que aproveitou a oportunidade pra comunicar à sociedade que, por motivo de força maior, a apresentação da equipe de vôlei paraolímpica, prevista para o próximo sábado, foi adiada para data ainda não definida.


















Wallace Gabriel


Nenhum comentário:

Postar um comentário