sábado, 25 de agosto de 2012


CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES 2012

As eleições estão pegando fogo em São Miguel dos Campos. Tudo que acontece ganha proporções gigantescas e acirram mais ainda as disputas na política local. São fatos inusitados, polêmicos que vão desde os cavaletes que estão causando a maior poluição visual registrada em nossa cidade, passando pela invasão de jacarés fazendo campanha no rio São Miguel e indo até as insinuações e denúncias que giram em torno das duas maiores forças políticas miguelenses.

Diante desses fatos, resolvi destacar três, dos mais variados temos existentes, para tecer alguns comentários. Ressalto que, como os visitantes desse blog são pessoas críticas e nunca manipuladas por palavras sejam escritas ou faladas, esse é meu pensamento em relação aos temas que serão abordados. É a leitura que faço dos fatos que presencio como cidadão e a tentativa de dar minha contribuição na construção de pessoas com um senso crítico mais apurado. Acompanhe comigo as argumentações e concorde, discorde, critique, elogie, enfim, como diria Augusto Cury, quero “expor” e não “impor” minhas considerações em relação ao que registro nesse blog.

FATO 01 - DENÚNCIAS CONTRA TUDO

Independentemente de quem faça a denúncia, quando ela aparece apenas às vésperas da eleição, cheira a politicagem. Não que elas não devam ser feitas, devem sim, sempre que houver indícios de algum tipo de fraude. Mas quando surgem apenas de pessoas que fazem oposição a esse ou àquele candidato nos fazem caminhar por três possibilidades: 1ª - Os problemas sempre existiram, mas estão sendo denunciados agora por questões partidárias e não interesse público. 2ª – as “fraudes” são atuais, por esse motivo estão sendo denunciadas agora e, 3ª – nunca existiu e nem existe irregularidade alguma, portanto, a atual e a antiga gestão podem dormir os sonhos dos anjos e com a consciência tranquila de seus atos enquanto gestores públicos. Cabe a cada eleitor tirar suas conclusões.

FATO 02 - POSTURA POLÍTICA DE LÍDERES RELIGIOSOS

Outro assunto que está dando o que falar diz respeito à posição um tanto quanto indefinida de pastores e obreiros de certas igrejas evangélicas em relação ao majoritário. Essa temática já foi comentada aqui particularmente em duas matérias que novamente recomendo a leitura, Seja Crente, mas Vote Consciente e Uma Igreja Imparcial, mas sempre é um tema rico em polêmica. Olhe que eu tenho vivência e posso falar com conhecimento de causa, nunca vi tanto interesse pessoal nas igrejas no que diz respeito às eleições municipais. E, vou ser mais enfático, todas as atitudes daqueles que os evangélicos denominam “do mundo” estão sendo reproduzidas por uma boa parte dos que imaginam ser “convertidos”. Palavrões, xingamentos, mentiras, manipulações, ganância, entre outras, são algumas das práticas daqueles que deveriam ser “sal” e “luz”.

FATO 03 - DEFERIMENTO DE ALGUMAS CANDIDATURAS

Alguns nomes da política local viviam a expectativa do deferimento ou não se suas candidaturas. Aparecia um advogado e dizia “estão legais” enquanto outros afirmavam como se fosse um instrutor do filme Tropa de Elite, “nunca serão!”

O caso mais relevante e de maior repercussão se deu com a ex-prefeita Roseane Santos, cassada em 2011, mas que, de acordo com normas legais, teve sua candidatura deferida há poucos dias causando satisfação por parte de seus eleitores e revolta nos adversários políticos.

Gostaria de saber sua opinião em relação a esses assuntos. Faça valer sua voz e deixe o seu comentário. Ainda estamos há mais de 40 dias das eleições, certamente novos fatos estarão surgindo para nossa apreciação. Como diria certo repórter “até lá ou até já...”

Wallace Gabriel


Nenhum comentário:

Postar um comentário