sexta-feira, 6 de julho de 2012


Aumenta debate sobre corrupção nas igrejas evangélicas



     A possível existência de corrupção dentro das igrejas evangélicas brasileiras vem sendo amplamente debatida entre líderes cristãos. As denúncias sobre o possível envolvimento de lideranças de denominações com o narcotráfico é o que torna o assunto mais polêmico.

        Em entrevista à TV Bandeirantes o ex-contador da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), Guilherme Filho Prado, relatou o envio de dinheiro não declarado ao exterior e um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a igreja.

        Apesar de alimentar o debate, as denúncias feitas por Prado não formam comprovadas, e o advogado da igreja afirma que ele estaria tentando extorquir a denominação e que nenhuma condenação foi imposta à cúpula da denominação.

Outras denominações

        Acusações dessa natureza pairam também sobre outras denominações, como igreja Mundial do Poder de Deus, em que houve prisões de pastores acusados de tráficos de armas; e a igreja Universal do Reino de Deus, com denúncias de que a Rede Record de Televisão, pertencente ao fundador da igreja, Edir Macedo, teria sido fundada com dinheiro oriundo do narcotráfico.

        O assunto foi abordado também pelo professor de ciência da religião Paulo Romeiro, em uma palestra ministrada no programa “Academia em Debate”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O professor chamou a atenção para as chamadas igrejas neopentecostais, dizendo que se tornaram “criativas” no levantamento de fundos. Segundo Romeiro a corrupção tem se tornado muito forte no contexto evangélico brasileiro, e que sua existência vem a partir de uma questão cultural.

    “A corrupção está nas entranhas da sociedade brasileira, nós vivemos em uma nação extremamente corrupta de cima a baixo, se você observar bem todos os poderes da nação estão contaminados pela corrupção, todos eles, não são apenas políticos, os juízes, os governantes, mas a sociedade em geral”, ressalta o estudioso, que diz ainda que a igreja brasileira de distanciou da palavra de Deus.

     “Tudo que você encontra hoje é autoajuda, sucesso e isso é muito complicado, as pessoas continuam ajudando por causa disso”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário