quarta-feira, 1 de agosto de 2012

              Curiosidades das Eleições 2012 
         Quatro anos depois...
       
       Muitas coisas podem acontecer no período de quatro anos. Coisas boas e, inevitavelmente, coisas pouco ou nunca desejáveis. Tenho algumas recordações sobre fatos que marcaram a minha vida nesse último quadriênio (tão fácil dizer “quatro anos”, né? Mas é pra enfeitar um pouco) e sei que você poderia também fazer uma retrospectiva e visualizar fatos relevantes que marcaram sua vida nesse período. Uns engordaram, outros emagreceram. Tem quem foi promovido no trabalho e quem foi demitido. Há aqueles que vibraram pelos títulos de seu time enquanto outros choraram pela derrota e até rebaixamento (para a alegria dos flamenguistas de plantão, meu Vasco foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro em 2009). Bom, citei coisas triviais por não ter a intenção de destacar situações que nos trazem pesar, tristeza e outros sentimentos que não tenho interesse de despertar nos que leem essa matéria no momento.
           Pois bem, fato é que assim como acontece conosco, não seria diferente na vida dos candidatos que disputaram as eleições municipais de 2008 e estão na disputa também esse ano. Enumerar fatos nesse período em relação aos que foram eleitos não seria uma tarefa tão difícil, pois uma vez que se torna homem (gênero) público não se pode imaginar que as coisas fiquem na obscuridade. Elas sempre veem a tona, principalmente hoje, na era da informação (e da fofoca).
           Sabemos que esse blog não tem o interesse de apresentar curiosidades sobre personalidades miguelenses (se bem que seria uma boa ideia, afinal, temos muitos ilustres personagens tanto na nossa história antiga quanto na recente). Com isso, resolvemos visitar o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, para garimpar algumas curiosidades na “ficha técnica” dos protagonistas das eleições esse ano. Lá tem de tudo, de bicicleta com som a terreno em bairro nobre por apenas três mil reais. Vou dizer uma coisa pra você, se o que se informa fosse um classificado desses que existem em jornais impressos, seria o melhor lugar de se fazer compra.
           Sendo assim, resolvemos iniciar essa sessão de curiosidades analisando a evolução (ou não) patrimonial dos candidatos mais conhecidos, principalmente os vereadores candidatos a reeleição e os postulantes  a prefeito. Destaco que essas informações não são sigilosas, não fazem parte de nenhuma caixa preta e nem de dossiê armado para elevar alguém em detrimento de outro. São dados que os próprios candidatos declararam quando apresentaram suas candidaturas junto aos órgãos competentes. O que fizemos foi apenas fazer um comparativo do que foi informado nas eleições de 2008 e na atual. Vamos lá?


           De posse desses dados, podemos perceber que, a exemplo de nós, houve crescimento, estabilidade e, para alguns, perda de capital. Claro que o que se informa não tem caráter de declaração de imposto de renda, haja vista que alguns dos relacionados optaram por não apresentar alguma informação de bens e rendimentos. Mas, e você, quem escolheria para ter como modelo de prosperidade financeira dentre os que foram citados? Escolheu alguns? Prefere não escolher? A verdade é que com trabalho, dedicação, planejamento e, uma boa pitada de sorte, quem sabe daqui a quatro anos você também não chega lá. Me deseje o mesmo, viu! Pois, como diria a Adelaide (personagem de Rodrigo S’antana, no Zorra Total)  “quero que Deus te dê em dobro tudo aquilo que você me deseja (deu)”.
Wallace Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário