Monteiro Lobato, o pioneiro da literatura infantil brasileira
Por tudo que Monteiro Lobato significa - "fundador de nosso
imaginário" nas palavras de Marisa Lajolo, "primeiro reformador da
prosa brasileira", para Oswald de Andrade, "dos valores mais
indiscutidos da nossa literatura moderna", para Antonio Candido - é dever
da escola incluir no currículo a leitura de suas obras. O encantamento que suas
histórias provocam é inesgotável. Não há idade para começar a ler Lobato, e não
parar mais.
Boa leitura!
Por tudo que Monteiro Lobato significa - "fundador de nosso
imaginário" nas palavras de Marisa Lajolo, "primeiro reformador da
prosa brasileira", para Oswald de Andrade, "dos valores mais
indiscutidos da nossa literatura moderna", para Antonio Candido - é dever
da escola incluir no currículo a leitura de suas obras. O encantamento que suas
histórias provocam é inesgotável. Não há idade para começar a ler Lobato, e não
parar mais.
Boa leitura!
Boa leitura!
Cinco motivos para ler Monteiro Lobato com os alunos
Influência para várias gerações, o autor do Sítio do Pica Pau Amarelo ainda é uma boa porta de entrada para estimular o comportamento leitor da turma
Se você foi criança entre as décadas de 1930 e 1950, provavelmente foi apresentado à literatura brasileira e infantil por meio de algumas obras de Monteiro Lobato. Em uma época em que a televisão não existia ou tinha presença limitada e quando a produção literária infantil era moralizante, o autor paulista introduziu temas avançados e trouxe para o cotidiano das crianças um universo de figuras femininas fortes, com uma família estruturada de maneira não convencional, tolerante à opinião das crianças e favorável ao progresso da sociedade.
Os elementos citados acima contribuíram para a construção de valores como a liberdade religiosa e o respeito à mulher para as gerações que hoje estão na casa dos 40 aos 70 anos. José Nicolau Gregorin Filho, professor da USP especialista em literatura infantil, explica que esta influência é possível porque a leitura tem uma função de identificação. "O indivíduo reconhece questões humanas em um texto literário e é instigado a pensar como vivenciaria isso".
Se a leitura de Lobato foi tão importante para as crianças da primeira metade do século 20, ela ainda é atraente para a formação dos pequenos leitores. A seguir, veja cinco razões para apresentar as obras do escritor aos alunos:
1. As histórias são narradas como fábulas
2. Há personagens femininos fortes e famílias como as de hoje
3. As obras dão voz às crianças
4. Os livros contemplam conteúdos didáticos
5. Lobato enaltece e defende a natureza
Nenhum comentário:
Postar um comentário