quinta-feira, 26 de julho de 2012


Mera coincidência (?)



Todo mundo sabe como o clima fica hostil em ano de eleição. Mas, outra característica é marcante nessa época: O Bom humor dos marqueteiros dos partidos. E não só deles, mas também dos correligionários da cada coligação.

Semana passada estava com meu filho em uma tradicional lanchonete local e havia um grupo traçando metas de campanha. Um dos integrantes da mesa sugeriu a criação de uma paródia (paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescrita de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, humorístico) com a famosa música de Luiz Gonzaga “Respeita Januário”. Só que os personagens da paródia seriam os adversários políticos George Clemente e Nivaldo Jatobá. A música ficaria mais ou menos assim: “George, respeite seu Nivaldo, George, respeite seu Nivaldo...”. Pense na resenha!

Do lado de Clemente, já circula uma adaptação do ritAssim você mata o papai” (Sorriso Maroto). Nesse caso, o verbo “matar” indica a vitória do candidato do PSB sobre o pmdbista. O termo “papai” se originou desde a última convenção do PMDB que apresentou Jatobá como candidato. Na ocasião, os aliados gritavam “o papai voltou”.

Deixando a sessão humor um pouco de lado, um fato tem chamado a atenção dos moradores da cidade de São Miguel dos Campos e tem servido para apimentar mais ainda a disputa das eleições municipais desse ano: A semelhança das cores que caracterizam a atual administração com as cores presentes na campanha da coligação “Essa é a São Miguel que queremos” (a cor verde em tonalidades diferentes). Como não poderia ser diferente, as opiniões já se dividem em torno da estranha coincidência. Por um lado ouvimos “mas essas são as cores do PMDB”, por outro “eles (pmdbistas) já estão reconhecendo que o trabalho de Clemente vai ter continuidade e estão indicado isso plagiando as cores”.

Veja a semelhança:





          Sinceramente, vou tomar para mim a expressão do radialista França Moura. Quando se ver diante de fatos polêmicos ele costuma dizer: “minha leitura é pouca”. E você, nobre leitor, que tem a dizer sobre isso? Está aberta a temporada de explicações dos fatos políticos inusitados das eleições municipais de 2012. Participe e preste esse serviço de utilidade pública.

Wallace Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário