Pão
‘light’ é mentira e deve ser retirado das prateleiras, sob pena de multa
Preferido
entre consumidores que fazem dieta, e custando o dobro do preço do produto
comum, o pão de forma integral light não é tão saudável quanto mostra o rótulo.
Sentença da juíza Márcia de Carvalho, da 2ª Vara Empresarial do Rio, proíbe a
venda deles enquanto as empresas notificadas não apresentarem mudanças exigidas
pela Anvisa e Inmetro. O objetivo é que as empresas deixem de passar a ideia ao
consumidor de que ele não vai engordar ao consumir o produto.
Pelo sentença, os fabricantes devem tirar das embalagens
atrativos de marketing não comprovados cientificamente, tais como frases
indicando que os pães “podem contribuir para um melhor funcionamento do sistema
digestivo” ou que ajudam a “reduzir a absorção de gordura”.
A ação foi movida pela Comissão de Defesa do Consumidor da
Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Os fabricantes Wickbold, Kodama,
Natuvita, Bimbo e Bread’s estão proibidos de vender até que as informações
sejam alteradas. Caso não cumpram a determinação, terão que pagar multa diária
de R$ 10 mil.
Os pães reprovados são os
seguintes: light Wickbold, pão light de centeio Seven Boys, pão integral light
Naturalle, pão com flocos de aveia light Carrefour, pão de forma Plus Vita
light, pão light com grãos e proteína de soja Plus Vita Pullman, e pão multi
grãos light Bread’s.
Os testes do Inmetro analisaram porções de 100 gramas de pães
vendidos com o rótulo de light. A análise reprovou as marcas e revelou que
nenhum pode ser classificado desta forma. Pesquisa recente constatou que é
insignificante a diferença de calorias entre os pães comum, light, integral ou
com grãos.
A esteticista Elizabethe Mendes, 60 anos, diz levava em conta
informações das embalagens. “Quando compro pão integral light, entendia que
ajuda a saúde”, disse.
Posições das empresas
Wickbold: “A
empresa informa que está fazendo minuciosa revisão, tendo em vista a complexa
legislação que regulamenta a rotulagem de alimentos embalados. Constando
equívocos, serão tomadas as providências necessárias”.
Kodama: “O
pão com flocos de aveia Light B não é mais fabricado pela empresa, desde
dezembro de 2006 em São Paulo, e junho de 2007 no Rio. Não obstante o fato de
não ser mais comercializado, a informação nutricional desse pão fora elaborada
com o cálculo teórico a partir dos dados nutricionais”.
Natuvita: Em
nota, a companhia informou que ‘está providenciando a retirada das frases “…é
uma deliciosa e saudável combinação…” e “É mais saúde e sabor para você” do
rótulo dos produtos para atender à legislação. “Necessitamos de um período de,
no mínimo, 60 dias para providenciar a retirada das frases nas embalagens”.
Bimbo: Com
referência ao pão D, onde aparece ‘0% Açúcar’, a empresa disse que “vai fazer a
devida alteração para o termo permitido ‘sem adição de açúcar’”. “Estamos com
um estoque dessas embalagem de 60.000. Gostaríamos de um prazo para que
usássemos, e, logo em seguida, alterá-la”, informou em nota.
Bread´s: “Esclarecemos
que a empresa sempre declara informação verdadeira sobre seus produtos nas
embalagens”.
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