terça-feira, 10 de julho de 2012

Candidatura de Nivaldo Jatobá deve ser impugnada
Advogado afirma que candidato está ilegal em dois aspectos



        O candidato à Prefeitura de São Miguel dos Campos pela coligação “Essa é a São Miguel que Queremos”, Nivaldo Jatobá (PMDB), deve ter sua candidatura impugnada, de acordo com o advogado Marcelo Brabo. A notícia saiu na segunda-feira, 9, no jornal Extra de Alagoas após uma declaração do defensor.
 
           O usineiro, Nivaldo Jatobá, já foi prefeito por duas vezes no município (1997 - 2000 e 2001 – 2004), passando o cargo para sua mulher com quem mantém união estável e tem um filho, Roseane Santos, que ficou no poder de 2005 a outubro de 2011. O caso foi levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo atual prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente (PSB), através do advogado Marcelo Brabo. Em outubro de 2011, Roseane foi cassada acusada de perpetuação de Jatobá no executivo municipal, assumindo em seu lugar o segundo colocado das eleições de 2008, George Clemente.
 
         Para Marcelo Brabo, em entrevista ao jornal Extra Alagoas, Nivaldo Jatobá está inelegível por dois aspectos. “o primeiro são os mandatos consecutivos dele e da mulher com quem mantém união estável como já demonstramos no TSE. O segundo ponto que pesa contra Jatobá é uma questão da Ficha Limpa, já que ele simulou não ter uma relação matrimonial para se beneficiar politicamente”, afirmou.
 
Trabalho escravo

          Em maio, Nivaldo Jatobá foi indiciado pela Polícia Federal por trabalho escravo, com base no Código Penal, Art. 149 e Art. 203, que corresponde à prática dos crimes de redução da pessoa à condição análoga ao trabalho escravo e a frustração de direitos trabalhistas. A acusação se deve ao fato do Ministério do Trabalho ter encontrado 50 trabalhadores que estavam realizando a colheita do côco, em situação de trabalho escravo, na Fazenda Gunga, localizada em Roteiro, de propriedade do usineiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário