domingo, 8 de julho de 2012



A imparcialidade da Igreja 


Tenho a honra de ser membro da Igreja evangélica Assembleia de Deus aqui na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas, onde tive o privilégio de dar meus primeiros passos na fé e cooperar para o crescimento desse ministério. Isso é fato. Faço parte da construção histórica dessa obra em minha cidade. 

Ao contrário de algumas denominações, a AD sempre foi criteriosa no tocante ao seu envolvimento nas políticas partidárias. Verdade é que, durante muito tempo esse tema foi quase que expurgado a título de não ser recomendável a participação de um cristão na forma com se dar os pleitos na atualidade.

Atualmente, em especial na direção eclesiástica do Reverendo Pastor José Orisvaldo, a Assembleia de Deus passou a ser mais atuante nas decisões políticas de nossa cidade. De sorte que já foi decisiva na eleição do ex-vereador Jairo Ramos, nas eleições municipais de 2004 e do Deputado estadual Jota Cavalcante em dois pleitos consecutivos (2006 e 2010). Esses candidatos, acima descritos, foram apresentados a comunidade de nossa igreja como “candidatos oficiais”. Sendo que, por motivos não devidamente esclarecidos, nas eleições de 2008 a igreja rompeu com o então vereador e candidato a reeleição Jairo Ramos. Sendo apresentado na ocasião o preferido do deputado Jota, o então auxiliar de trabalho José Olímpio Filho (conhecido como Olímpio). Isso gerou um desconforto generalizado na congregação. Resultado? Nem Jairo Ramos e Nem Olímpio Filho conseguiram ser eleitos no pleito municipal de 2008.

Não sei exatamente se as intrigas politicas fomentadas por essa divisão ou outro motivo qualquer (que confesso desconhecer) incitaram o líder de nossa igreja, pastor Orisvaldo, a uma postura diferenciada nas eleições desse ano. Não haverá candidatos oficiais nem para o legislativo tão pouco para o executivo. Os membros estão totalmente livres para exercerem seu direito de voto.

Lamentavelmente, alguns candidatos ainda não entenderam isso. E estão tentando vender a ideia de que são titulares da preferencia eclesiástica. Tem daqueles que já conversaram com alguns candidatos a prefeito em busca de apoio (principalmente financeiro) com o argumento que possuem os votos da igreja nas mãos. Que absurdo! Com quem aprenderam? Será que possuem o aval do ministério local para essa empreitada? Será que por “debaixo do pano” existe um candidato oficial e não estamos sabendo? Nossa igreja é imparcial ou já entrou na onda do 15 ou 40? Em relação ao legislativo, existe um candidato oficial? Se existe, quem é?

Em minha matéria intitulada “Seja crente, mas vote consciente”, faço uma reflexão sobre esse tema, e concluo com uma citação dessa matéria que teve 82 visualizações e foi bem aceita pelos visitantes desse blog:

“...Sendo assim, se o “queridinho” do seu líder, representar o anseio da comunidade religiosa que você participa, excelente! Una o útil ao agradável. Mas se sua preferência for por outra pessoa de boa índole, bom caráter e que comungue dos mesmos princípios (ainda que não seja de sua congregação) não titubei, seja coerente com sua consciência e faça jus a um dos maiores direitos da democracia brasileira, o voto consciente”.

            Estou em busca de respostas e, se as tiver, publicarei a fim de que possamos (ao menos entre os domésticos da fé) ter uma eleição limpa e transparente (apesar que acho uma utopia esperar por isso).

Wallace Gabriel

9 comentários:

  1. Claro que por “debaixo do pano” existe um candidato oficial e o nome dele é "CARLOS JORGE" saíra como VEREADOR da igreja AD apoiado pelo Deputado estadual Jota Cavalcante mais claro tudo por “debaixo do pano”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro visitante...

      Apesar de não constar seu nome, seu parecer sobre o assunto é sempre bem vindo. Visite-nos outras vezes e, sinta-se a vontade para comentar as matérias de seu interesse.

      Cordialmente,

      Wallace Gabriel

      Excluir
  2. Diremos como Jesus disse a Pilatos tu o dizes, se vc quer realmente que o Carlos Jorge seja oficial, então graças a Deus vejo que tens bom gosto, ha não esqueça o número é 31031

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe,

      esse primeiro comentário foi de um visitante do blog e não meu...

      Wallace Gabriel

      Excluir
  3. Quando publicares alguma coisa se informe primeiro, eu fui candidato no pleito passado mas não fui oficial, gostaria muito mais respeito as decisões tomada pelo ministério, contrário de vc que afastou-se foi mesmo porque? não precisa nem lembrar verdade, então meu irmão cuidado com suas palavras venenosas, pra fazer campanha do seu candidato o qual temos uma confiança que dessa vez será eleito, não precisa usar desses meios sordidos, tentando passar a imagem do pastor de forma errada. Estou apoiando o Carlos Jorge como cerca de 90% do ministério mais afirmo ele não é candidato oficial da igreja é oficial nosso e não do pastor, satisfeito. Olimpio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nota: Quanto aos motivos de meu afastamento do ministério posso garantir que foram muitos (por minha culpa), todos já devidamente confessados a Deus e ao meu pastor. Gostaria de enumerá-los? Sabe o que há de bom quando nossas culpas se tornam notórias? A gente não tem mais nada o que esconder. O contrário de alguns, mas disso tratarei em outro momento...Como publiquei seus comentários, também terei a honra de publicar minhas fraquezas que porventura você desejar descrever. Fique a vontade, varão...

      Excluir
  4. Caro Olímpio, boa tarde!
    Me impressionei com a palavras "delicadas" de seu comentário. Gostaria de enumerar alguns pontos que julgo necessário:
    1º) Você tem plena razão em falar de meu afastamento do ministério. Confesso que fui falho, mas aprendi que ao menos metade dos que falam mal de mim cometem os mesmos erros (ou piores).
    2º)Se vc leu a matéria, jamais tentei denegrir a imagem do pastor, mas entendo a jogada. Teria uma forma melhor de jogar os leitores contra mim? Claro que não, né!Pastor Orisvaldo é um dos homens mais honrados que conheço.
    3º) Graças a Deus, não viria nenhum problema em votar em Carlos Jorge. Um cara que até onde sei não tem a malícia de alguns desse grupo que já vem gozando das beneces da vida política. Tenho amizade e poderia pedir votos a todos (inclusive Jairo Ramos e Daniel Pugliesi)
    4º) Em Romanos 11.20 trás uma advertência quando fala: "...tu estás em pé pela fé; então não te ensoberbeças, mas teme.
    Por fim, concluo aceitando sua sugestão de me aprofundar mais no assunto, não sei se será muito legal o que terei de publicar, mas procurarei fazê-lo com moderação.
    Abraço fraterno
    Wallace Gabriel

    ResponderExcluir
  5. O candidato da AD esse ano é o Ir. Carlos Jorge e todo mundo sabe. Se ele ganhar muito bom, espero que ajude a igreja e aos irmãos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela participação. Sua opinião sempre será considerada... espero que visite o blog outras vezes e sempre deixe seu comentário sobre as matérias que lhe interessar.
      Abraço fraternal.
      Em Cristo,
      Wallace Gabriel

      Excluir