segunda-feira, 16 de julho de 2012


MCCE lança site para combater candidatos ficha suja em Alagoas
Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) na sede da Ordem em Alagoas

Com objetivo de mostrar aos eleitores as fichas dos potenciais candidatos a prefeito e, também, à vereança em todo estado, o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou – na manhã desta segunda-feira (16), no prédio da OAB/AL – o site www.alagoasfichalimpa.com. Apesar da pouca presença popular no evento, o projeto promete ser um divisor de águas na hora de escolher e analisar os candidatos.
A expectativa do coordenador jurídico do MCCE, Adriano Argolo, é totalmente positiva. Ele acredita que a população alagoana terá mais uma via para conhecer os seus postulantes. “A participação de todos no pleito é importante para construção de uma sociedade melhor. O site alagoasfichalimpa.com reforça esse sentimento. No portal, os eleitores podem julgar as ações dos seus candidatos. Nesse contexto, somos pioneiros em todo Brasil”, revelou Argolo.
Além da reprodução de matérias jornalísticas, o site tem uma opção onde o usuário pode colocar o nome de qualquer político e obter, rapidamente, o histórico de suas ações como homem público. “Sem dúvida, é um avanço ímpar”, pontuou.
O membro da executiva nacional do MCCE, Luciano Santos, veio a Alagoas para acompanhar de perto o lançamento do portal. Em entrevista à imprensa, ele lamentou a pouca presença popular, mas revelou que a falta de interesse não é apenas dos alagoanos. “Em São Paulo, a participação popular também não é enfática. Mas, aos poucos vamos fazendo a nossa parte e a sociedade reconhece. Toda nova ferramenta é bem vinda”, frisou.
Santos defendeu que o equilíbrio no pleito, através do combate a compra de voto, deve ser uma preocupação de todos, não apenas das autoridades. “Existem várias ferramentas para denunciar os compradores de votos. É imperativo que haja essa mobilização em prol da sociedade. Um mau candidato pode levar grande prejuízo aos eleitores. Antes de votar, conheça, analise, julgue e vote com segurança”, defendeu o membro da executiva nacional.
O juiz eleitoral da 1º zona, Carlos Cavalcanti Albuquerque, participou do lançamento. Ele defendeu a maior participação popular e se mostrou bastante otimista com o impacto positivo que o site pode trazer aos alagoanos. “O eleitor é o maior interessado no pleito, ou seja, ele é o ator principal. A desmobilização social deve ser exceção, não podemos tratá-la como regra”, ponderou o magistrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário