quarta-feira, 18 de julho de 2012


Meu “Ficha Suja de Estimação”

Não sei se você já percebeu, mas todos os políticos que possuem problemas judiciais e se enquadram na lei que não permite que candidatos dessa natureza possam concorrer nas eleições municipais desse ano, possuem um eleitorado quase que em forma de devoção. Engraçado, não é? Uma iniciativa de cunho popular (Lei da Ficha Limpa) encontrando resistência na própria população.

Não posso dizer que já entendi esse paradoxo, mas encontrei uma explicação, digamos prática, para esse fenômeno inusitado. Na verdade, queremos que a Lei seja cumprida sim, com todo rigor, sem piedade, mas tudo isso para nosso adversário político. Assim, temos uma ideia do sentido de um jargão muito conhecido no meio jurídico:

“Aos amigos, a lei! Aos inimigos, os rigores da lei!”

Como não era de se admirar, em Alagoas todos os munícipios possuem pelo menos um candidato com problemas judiciais que vão de compras de voto, desvio de verbas federais, esquema de fraude em licitações, nepotismo, compra irregular de ambulâncias (a famosa operação sanguessuga), porte ilegal de armas, pedofilia, desvio de recursos da merenda, trabalho escravo... Ufa! Se fôssemos mostrar essa ficha para agentes do FBI, eles imaginariam que estaríamos falando de detentos de alguma penitenciária brasileira. Mas, são esses “inocentes” que estarão e continuarão espalhados nas câmaras municipais e prefeituras pelos 102 municípios alagoanos, eleitos democraticamente por nós, isso mesmo, quem poderia afastá-los continua dando aos mesmos “carta branca” para perpetuar as práticas citadas acima, parece que já nos acostumamos e não conseguimos mais viver sem a “corrupção nossa de cada dia”.

            Aqui em São Miguel dos Campos temos dois dos candidatos a prefeito que correm o risco de terem suas candidaturas impugnadas. Claro, para os correligionários dos mesmos eles são totalmente inocentes. Para os adversários, culpados. Se você conversar com a “turma do 15” irá ouvir que seu candidato é ficha limpa, que foi punido injustamente, que não tinha relação nenhuma com a ex-prefeita, etc, etc, etc. Do lado 40 da cidade, o que se ouve é que seu candidato não foi indiciado na operação denominada “Taturana”, mas apenas foi testemunha e que até colaborou com a Polícia Federal. Mas a verdade é que, mesmo que sejam condenados pela justiça, continuarão absorvidos pela população, a mesma que grita nas ruas “fora corruptos”, escreve nas urnas “não nos deixe, não consigo viver sem vocês”.

            Ei, psiu! Responde pra mim uma coisa, mas fala baixinho pra ninguém ouvir. Teu candidato tem a ficha limpa de verdade ou você já o adotou como sendo seu “Ficha Suja de Estimação”? Bom, ao menos para o júri que existe em sua consciência acredito que você não é capaz de mentir, estou certo?

Wallace Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário